Relatório de Adequação Bibliográfica
O INEP/MEC publicou um novo instrumento de avaliação dos Cursos de Graduação, que estará sendo aplicado para os cursos que abriram protocolo para avaliação a partir de agosto de 2017.
Neste novo instrumento o Núcleo Docente Estruturante de cada curso tem a responsabilidade de elaborar um relatório de adequação onde irão descrever a adequação das bibliografias ao perfil do curso, dos alunos, e a compatibilidade, em cada bibliografia básica e complementar, entre o número de vagas autorizadas e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo, dentre outras questões. [O relatório de adequação bibliográfica deverá ser referendado e assinado por todos os membros do NDE]
Como o novo instrumento não apresenta quantitativos em relação ao número de títulos/exemplares nas bibliografias, a BU/UFSC recomenda manter as proporções que se vinha adotando no instrumento anterior, conforme Memorando Circular nº 130/ BU/SEC/ 2018 enviado às coordenações dos Cursos da UFSC. Tais quantitativos, recomendados pela BU, podem ser visualizados no infográfico abaixo.
Uma das exigências do novo instrumento do INEP/MEC é também a apresentação do plano de contingências, que encontra-se disponível no Portal da BU, em Plano de Contingência da BU/UFSC.
Para mais informações, fale com o Bibliotecário representante no seu Centro de Ensino ou com uma Biblioteca Setorial.
Disponível em: <https://portal.bu.ufsc.br/bibliografias-do-pcc-por-unidade-curricular-orientacoes-da-bu-ufsc/>. Acesso em: 23 de ago. de 2023.
Materiais complementares: